top of page

OS LIVROS

Nesse espaço serão divulgados os livros do Autor, bem como aqueles nos quais tem participação, informando-se os que já foram publicados e os que estão porventura no prelo.

MORTE E VIDA E OUTROS CONTOS

APROVADO PARA PUBLICAÇÃO PELO CONSELHO EDITORIAL DA EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO -  EDUFPE

 

OBRA COM UM CONTO PREMIADO NO I CONCURSO LITERÁRIO CIDADE DAS ASAS, GAVIÃO PEIXOTO (SÃO PAULO), CATEGORIA NACIONAL, CONTOS.

 

 

"Quê mesmo é a morte?
- Pergunta sem resposta!"

E haveria resposta melhor? Os seis contos componentes da obra MORTE E VIDA E OUTROS CONTOS, demonstram justamente essa tentativa, uma tentativa cega de decifrar a morte, mas, ora!, sem a vida, como se pode? E é então que tanto a morte como a vida entram, juntas na dança dos calungas. Um livro completamente despretencioso, não intenta dizer nada sobre essas duas grandes amigas, mas, acaba por dizer muito. E muitos são os sentimentos dos tipos humanos tão comuns a todos, que permeiam as classes comuns do Recife do século XXI, e que são revelados pelo contista, sem cansaço. Enfim, MORTE E VIDA E OUTROS CONTOS é uma obra que requer de quem lê principalmente a experiência de ao menos, na vida, sem os falsos blá, blá, blás, ter vivido.

 

"Em todos os bons contos da obra (...), observa-se o trabalho temático ligado às intersecções de vida e morte, momentos dos limites e deslimites. O tema da morte não aparece ligado às contingências filosóficas, mas a uma realidade sui generis extraída, como dito, de personagens quase-fantásticos típicos de determinados quadros culturais/sociais muito caros ao chamado realismo mágico. Em suma, revelam o talento de um jovem escritor que, num futuro não distante, poderá vir a ser um nome de referência no universo dos contos em Pernambuco".

 

ANDRÉ DE SENA WANDERLEY*, em Parecer Técnico sobre a obra.

(*Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco com estágio na Université Blaise Pascal de Clermont-Ferrand França, Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba - 2002, Graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba - 1999. Tem experiência na área de Literatura brasileira e portuguesa, Literatura e ensino, Teoria literária, Poética, Literatura comparada, Comunicação e Jornalismo literário/crítica, especializando-se em Literatura oitocentista brasileira e europeia - Romantismo, Ultrarromantismo. literatura fantástica, gótica, narrativas de viagem, etc. É o idealizador e líder do Belvidera - Núcleo de Estudos Oitocentistas, do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco e membro-pesquisador dos grupos de estudos Vertentes do Fantástico - UNESP-SP, NIG - UFPE).

 

O LIVRO CONTA COM ILUSTRAÇÕES DO ESCRITOR E ILUSTRADOR PARANAENSE GUTO STRESSER (http://gutostresser.wix.com/gutostresser-)

ENTRE O SONO E O SONHO
Antologia da Poesia Contemporânea Vol. IV, Chiado Editora - Portugal
ISBN: 978-989-51-0290-7
 2ª Edição

Antologia de Poesia Contemporânea, reunindo aproximadamente 1.000 poetas do mundo lusófono, com seleção de Gonçalo Martins, CEO da Chiado Editora.

 

O Autor, nomeado à pagina 340 do Tomo II como MARIO CAVALCANTI participa com a poesia SURPRESA.

 

 

ANE 50 ANOS - CONTOS
ISBN: 978-85-400-0619-5

Antologia resultante do CONCURSO LITERÁRIO NACIONAL de contos da Associação Nacional de Escritores, sendo o Autor vencedor com o conto O LEGALISTA,à página 254.

 

 

COMÉDIA DE ENGANOS

 

 

APROVADO PARA PUBLICAÇÃO PELA EDITORA PENALUX, DE GUARATINGUETÁ, SÃO PAULO.

 

 

O segundo livro de contos escrito por Mario Filipe Cavalcanti, está no prelo, a sair pela Editora Penalux, de São Paulo, após aprovação pelos editores Wilson Gorj e Tonho França, daquela Editora.

 

Dadas as questões internas de calendário, será o livro de estreia, a sair, provavelmente em janeiro de 2014, antes do MORTE E VIDA E OUTROS CONTOS, da EDUFPE.

 

 

TRECHO DO PREFÁCIO:

 

"Mas as lástimas vêm, como o riso. E parece que em toda lástima há certo
riso, meio maroto, meio irônico, da vida... Parece mesmo que sem elas o
próprio riso seria um saco! Um mundo de babacas. Mas o pior é que, quem, em todo o mundo, gosta de lástimas? Ô mundo complicado, tanto vasto quanto contraditório! A tal da pedra constante no meio do caminho, tão chata
quanto necessária – sem ela, não existiria a poesia...


Pois é, uma verdadeira comédia de enganos, onde o viver de cada um no
fito de perseguir o interesse próprio é tomado e suplantado, aqui e ali,
por essas coisas inesperadas que mudam os rumos da vida, às vezes
totalmente, outras, apenas confundido o intento originário... Mudanças,
coisas novas nem sempre pedidas... Parece-me que toda compreensão do homem é embriagada!"

 

 

TRECHO DO POSFÁCIO, DO ESCRITOR E ILUSTRADOR GUTO STRESSER:

 

“A verdade é que este livro me confunde. Não sei, aqui, onde começo, como
termino, de que jeito me acho. Como fazem as melhores e mais pontiagudas
leituras, acho que entrei na estória, sou parte dela, sou enredo e clímax.
Depois de lê-lo, andei me perdendo. Francamente, tenho pensado em deixar de
ser gente de carne e osso para virar um eterno calunga. Se for assim, até
breve. Talvez vocês me encontrem no próximo livro de Mario”.

bottom of page